menu
Dicas Assis

Dicas Top

Harmonizando Vinhos e Queijos
Harmonizando Vinhos e Queijos

Como escolher os queijos para uma noite de queijos e vinhos?

A combinação de queijos com vinhos não foge à regra tradicional das harmonizações: o segredo está no encontro do equilíbrio entre acidez, taninos e corpo da bebida e a gordura e consistência da comida.

 

Queijos macios, como os do tipo brie e camembert, harmonizam com: vinhos brancos de corpo médio a leve e acidez intermediária (Chardonnay do Novo Mundo, como o Vinho Branco Escorihuela Familia Gascón Chardonnay, ou Chenin Blanc da África do Sul) e vinhos tintos de corpo leve e de acidez média a acentuada (como o Zorzal Terroir Único Pinot Noir, ou um Beaujolais).

 

Queijos azuis, como os do tipo gorgonzola e roquefort, harmonizam com: vinhos de sobremesa (Vinho do PortoSauternes ou Colheita Tardia).

 

Queijos de massa filada, como mussarela e provolone, harmonizam com: castas bordalesas, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, ou um vinho composto pelas três castas, como o francês La Diligente.

 

Queijos semiduros, como gouda e gruyère, harmonizam com: Riesling, como o Leyda Single Vineyard Riesling Neblina.

 

Queijos duros, como parmesão e grana padano, harmonizam com: Malbec, como o Escorihuela Familia Gascón Malbec, Vinho do Porto ou um Syrah do Novo Mundo.

 

Fonte: Blog Grand Gru